Edifício Jirau

Dados do projeto:
Autores: Alexandre Quene e Larissa Mendonça
Tipo: Projeto de edifício residencial, multi-uso / conceitual
Local: São Paulo - SP
Área construída: 508m²
Ano: 2018
Jirau:
“...elemento constituído de estrado ou passadiço, instalado a meia altura em compartimento;”
Código de obras e edificações do município de São Paulo. Art. 3º lei nº 16.642, de 9 de maio de 2017.
O terreno se localiza em uma região central com acesso a transporte público e variados tipos de comércio, serviços e instituições de ensino superior.
É uma Zona de Estruturação Urbana, que possui incentivo a fachada ativa. Até metade da área do térreo pode ser utilizada para comércio e serviços sem contar no cálculo de outorga onerosa.
Esse contexto dá ao local vocação para construir um edifício misto, com moradia para um público jovem e urbano. Principalmente estudantes e viajantes de temporada.

Desenhamos o Edifício Jirau pensando em atender o modo de morar da geração milenar, um público jovem de vida acelerada que não pensa em casar e ter filhos tão cedo. Muitas vezes preferem alugar um apartamento ao invés de fazer um grande investimento comprando um.
Essa geração valoriza o design e gosta de morar em um lugar bem decorado, que se adapte as suas necessidades cotidianas. Por isso pensamos na unidade jirau que dá nome ao projeto, ela possui um pé direito alto com uma espécie de mezanino em cima do banheiro e cozinha. O apartamento acaba funcionando como um mini duplex com estar embaixo e dormitório em cima.

A arquitetura é contemporânea com elementos típicos paulistanos como o concreto armado aparente e, ao mesmo tempo, ela se destaca do entorno acinzentado com a alvenaria de bloco cerâmico estrutural. Esse partido construtivo foi adotado pelo seu baixo custo, boa modularidade, com pouco desperdício durante a obra e estética agradável sem a necessidade de revestimentos adicionais.